Backup & Restore são procedimentos de guarda e restauração de dados utilizando um local de armazenamento segregado do original, o que consiste em uma das mais importantes medidas de segurança da informação em face da destruição não intencional de arquivos, além de ser considerada uma boa prática de proteção de dados, segundo o contido no art. 50 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Assim, para disciplinar o Backup e Restore no âmbito das atividades da Logstore, este documento contém os procedimentos e informações que deverão ser utilizados na realização destas operações.
A realização das operações de Backup & Restore da Logstore será da responsabilidade da equipe de tecnologia. Em caso de dúvidas nas operações, o responsável técnico pelo backup deverá ser acionado.
É responsabilidade do Analista de Segurança da Informação da Logstore garantir que este procedimento seja observado em sua integralidade pela organização.
Toda operação de Backup & Restore deverá ser validada com o responsável técnico antes de sua execução e deverá seguir todas as boas práticas aqui descritas, bem como aquelas indicadas pelo provedor de serviços de nuvem, quando aplicável, a fim de preservar a disponibilidade da plataforma.
O procedimento deverá ser realizado seguindo as seguintes diretrizes:
Para além disso, deverão ser observadas as seguintes boas práticas:
Além disso, fica estabelecido que:
Quando realizados testes de integridade da operação de Backup & Restore, deverá ser assinado termo de teste de integridade (modelo em anexo) e consolidado em local junto dos demais termos, elaborados pelos responsáveis técnicos.
Em caso de erros nas operações de Backup & Restore, o Diretor de P&D e TI deverá ser informado com o máximo de informações por meio do endereço de e-mail tecnologia@logtsore.com.br, com assunto ‘ERRO NO BACKUP E RESTAURAÇÃO DO BANCO’. na ocasião dos erros nas operações acarretarem perdas de dados, também notifique o DPO através do endereço de e-mail dpo@logstore.com.br.